- Comunicação de pesquisas concluídas e em andamento, com elaboração de artigos teóricos com até 12 páginas;
- Comunicação de Relatos de experiências pedagógicas, com relatos de até 8 páginas;
Eixos:
Os trabalhos deverão estar filiados a um dos eixos abaixo descritos:
1)Formação
de professores
Formação
inicial e continuada de professores para trabalhar com a ética e a argumentação
em todos os níveis da educação.
2)
Cotidiano escolar
Limites e
reflexões acerca da ética e da retórica no cotidiano escolar.
3) Ensino Superior
Docência,
pesquisa e extensão em ética e retórica no ensino superior.
4)
Estudos de currículo
Implicações,
limites e possibilidades da ética e da retórica nas políticas e práticas
curriculares.
5) Gestão e organização educacional
Contribuições da ética e da retórica na construção integrada e participativa da gestão educacional.
5) Gestão e organização educacional
Contribuições da ética e da retórica na construção integrada e participativa da gestão educacional.
6)
Fundamentação epistemológica e/ou metodológica do campo
Importância da ética e da retórica na
construção do pensamento educacional. A retórica como epistemologia e como
metodologia de pesquisa.
7) Políticas públicas educacionais
Contribuições da ética e da retórica para a discussão
sobre as políticas públicas educacionais.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS (primeiro envio) E TEXTO
COMPLETO (para resumos aceitos. Conferir no blog datas a serem divulgadas):
No ato da inscrição,
enviar resumo expandido. Os resumos aceitos serão informados para posterior
envio do trabalho completo
RESUMO EXPANDIDO (Os autores que tiverem resumos aceitos deverão
enviar, posteriormente, o texto completo e realizar o pagamento da taxa de
inscrição de apresentação de trabalho. consultar página do evento para maiores
informações)
Conteúdo para comunicação
de pesquisas concluídas ou em andamento: Os resumos deverão apresentar objetivos
propostos na pesquisa, fundamentação teórica, metodologia utilizada, conclusões
totais ou parciais.
Conteúdo para relatos
de experiências pedagógicas: Os resumos deverão apresentar a caracterização
da escola e da turma em que ocorreu a experiência pedagógica; o objetivo e a
justificativa de ensino/aprendizagem, relato do desenvolvimento e metodologia
de avaliação da aprendizagem.
Formatação: Entre 2.400
e 5.000 caracteres com espaços, incluindo caixas de texto e notas de rodapé, em "Word" (extensão: .doc), formato
A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato;
Margens: Esquerda e Inferior, 2cm. Direita e superior, 3 cm.
Entrelinhas: 1,5 em todo trabalho
SEM NUMERAÇÃO DE PÁGINA
Título do trabalho: Arial,
tamanho 12, em negrito, centralizado, em CAIXA ALTA.
Nome completo do(s) autor(es): Arial,
tamanho 10, à direita, em CAIXA ALTA/BAIXA.
Endereço eletrônico: Arial,
tamanho 10, à direita, logo abaixo do nome de cada autor.
Instituição de vínculo: Arial, tamanho 10, à direita, logo abaixo
do nome de cada autor, em CAIXA ALTA/BAIXA.
GT: Arial, tamanho 10, à esquerda, dois espaços abaixo do nome
do(s) autor(es) , em CAIXA ALTA/BAIXA.
Texto: Arial 12. Parágrafo, 1cm.
TEXTO COMPLETO:
Formatação:
Para comunicação de
pesquisas concluídas ou em andamento: Até 12 laudas, (extensão: .doc),
formato A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato;
Para relatos de
experiências pedagógicas: Até 08 laudas, (extensão: .doc), formato A4 (210
x 297 mm), com orientação retrato;
Margens: Esquerda e Inferior, 2cm. Direita e superior, 3 cm.
Entrelinhas: 1,5 em todo trabalho
SEM NUMERAÇÃO DE PÁGINA
Título do trabalho: Arial,
tamanho 12, em negrito, centralizado, em CAIXA ALTA.
Nome completo do(s) autor(es): Arial,
tamanho 10, à direita, em CAIXA ALTA/BAIXA.
Endereço eletrônico: Arial,
tamanho 10, à direita, logo abaixo do nome de cada autor, em CAIXA ALTA/BAIXA.
Instituição de vínculo: Arial, tamanho 10, à direita, logo abaixo
do nome de cada autor, em CAIXA ALTA/BAIXA.
GT: Arial, tamanho 10, à esquerda, dois espaços abaixo do nome
do(s) autor(es) , em CAIXA ALTA/BAIXA.
RESUMO (título em caixa alta): à esquerda, sem margem, abaixo do
GT, no máximo 15 linhas.
Palavras Chave (caixa alta e baixa): à esquerda, dois espaços
abaixo do resumo. Até cinco palavras.
Texto: Arial 12. Parágrafo, 1cm.
Notas de rodapé: apenas para texto explicativo. Usar ferramenta
"inserir"/notas.
Citações diretas com mais de três linhas: Separadas do texto, sem
aspas, com recuo de 4cm, corpo 11, entrelinha simples.
Citações no texto: usar aspas duplas.
Títulos e subtítulos (quando houver): CAIXA ALTA, negrito, à
esquerda p/ títulos. Caixa Alta/baixa para subtítulos, negrito à esquerda.
Bibliografia: Título, CAIXA ALTA, negrito, à esquerda.
Modelo: SOBRENOME,
Nome. Título da obra. Local: Editora, 1111 (ano), edição. Entrelinhas simples e
dois espaços entre cada título.
CITAR APENAS TÍTULOS
PRESENTES NO TEXTO.
CURRÍCULO DO AUTOR (CAIXA ALTA, NEGRITO, À ESQUERDA), 1 espaço, currículo
resumido de até 5 linhas, arial, corpo 12, entrelinhas 1,5.
Critérios para seleção
dos trabalhos apresentados
A Comissão Científica,
visando o melhor nível de qualidade do evento, avaliará os trabalhos enviados
para apresentação a partir dos seguintes critérios:
1. Rigor
no cumprimento das normas quanto à forma de apresentação;
2. Adequação
da proposta ao tema indicado;
3. Clareza
e objetividade do texto;
4. Fundamentação
teórica consistente;
5. Coerência
entre a proposta apresentada e a fundamentação teórica.